Desabastecido: vacina contra a raiva está em falta em Patos de Minas e região
Sintomas da raiva são: dificuldade para engolir, andar cambaleante, paralisias e quedas

A vacina contra a raiva está em falta em Patos de Minas e região. O desabastecimento preocupa não só produtores rurais, mas também as autoridades sanitárias, uma vez que a doença não tem cura e pode atingir tanto os animais quanto os próprios seres humanos.
“Infelizmente, ainda não temos previsão de entrega. Nós tivemos a liberação de uma quantidade de doses recentemente, mas não foi o suficiente para abastecer o mercado”, disse a fiscal agropecuária Luísa Oliveira.
Segundo o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o problema se deve à escassez de doses distribuídas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Enquanto a situação não é regularizada, a orientação é de que os produtores fiquem atentos aos sinais.
Contaminação
Os sintomas clínicos da raiva são: dificuldade para engolir, andar cambaleante, paralisias e quedas. Nestes casos, o produtor deve procurar imediatamente uma unidade do IMA e, caso tenha contato com animais doentes, deve buscar atendimento médico.
“A contaminação do bovino é feita através da mordedura de um morcego hematófago. Se o ser humano manusear esse bovino e ele estiver com ferimentos nas mãos, sem óculos de proteção e boca desprotegida, pode pegar a doença”, explicou o médico veterinário Kleiber Ronan Rodrigues.
A preocupação é ainda maior porque, em Patos de Minas e região, existem cerca de 200 mil cabeças de gado. O IMA informou que continua monitorando a situação e adotando medidas para prevenir a doença, como o controle de morcegos transmissores.
Leia também